CARLOS MESQUITA EM WASHINGTON DC , EM CONVERSAÇÕES COM DFC E EXIM BANK PARA MOBILIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO PARA INFRAESTRUTURAS PÚBLICAS (ESTRADAS E ÁGUA)
O Ministro das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, manteve em Washington DC, EUA, nos dias 20 e 21 de Março últimos, vários encontros junto de agências de financiamento norte-americanas, para dentre vários assuntos, apresentar projectos específicos em carteira, no sector de infraestruturas que possam ser levados a cabo, em parceria com empresas dos EUA e financiados por aquelas instituições financeiras.
Em Washington, DC, o Ministro moçambicano manteve um encontro com Andrew Herscowitz, Chief Development Officer (CDO), membro do Comité de Investimentos e responsável pela elaboração das estratégias de desenvolvimento do DFC, Agência Financeira e de Desenvolvimento dos EUA que, em parceria com o sector privado, financia projectos projectos nos sectores de energia, infra-estruturas básicas, e tecnologias de informação e comunicação.
E reuniu-se ainda com Reta Jo Lewis, Presidente do Conselho de Administração do EXIM Bank, uma agência financeira do Governo Federal dos EUA dedicada na concessão de créditos à exportação de bens e serviços e estímulo à criação de postos de emprego nos EUA, com quem _Carlos Mesquita partilhou alguns projectos estruturais, de entre os quais a reabilitação de 130km de estrada de Nametil-Moma, cujo valor estimado é de cerca de 110 milhões de dólares americanos; a reabilitação de 334 km de estrada de Bene a Zumbo, estimado em 340 milhões de dólares; a construção da barragem de Muera em Cabo Delgado, estimado em cerca de 120 milhões de dólares, entre outros .
A dirigente máxima do Exim Bank manifestou o interesse da sua instituição em apoiar projectos de desenvolvimento socioeconómico em Moçambique, através de seus financiamentos directos e também de recursos mobilizados junto de outros parceiros. O Exim Bank, para além de apoiar em projectos de investimentos, apoia em estudos de viabilidade de projectos.
Durante o encontro, ficou estabelecido, que será constituída brevemente equipes técnicas para aprofundar a análise destes projectos e definição de um plano de acção para o seu desenvolvimento.
O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos faz-se acompanhar, nesta visita, por Raul Mutevuie, Director Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), Suzana Saranga, Presidente da Autoridade Reguladora de Água (AURA), Victor Taucal, Director Geral do FIPAG, Castigo Cossa, PCA da AdRMM e quadros do sector das Obras Públicas.
De recordar que o EXIM BANK aprovou em 2020, cerca de 5 biliões de dólares norte-americanos para o financiamento directo ao projecto Mozambique LNG a ser implementado pela Total e seus parceiros na Bacia do Rovuma.