DNAAS CAPACITA NOVOS QUADROS SOBRE PROTOCOLO LIFECA

A Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), em parceria com a UNICEF e SNV, organizou de 15 a 18 de Julho, uma capacitação aos técnicos recentemente integrados, sobre o conjunto de procedimentos para declaração de comunidades Livres do Fecalismo a Céu Aberto (LIFECA), implementado no âmbito do Programa Nacional de Água e Saneamento Rural (PRONASAR). 

Implementado desde 2010, o PRONASAR é um esfoço do Governo de Moçambique e parceiros, concebido com o objectivo de melhorar a qualidade de vida da população rural e acelerar a cobertura universal do abastecimento de água e saneamento, em conformidade com os objectivos de desenvolvimento sustentável.

As actividades do PRONASAR incluem a promoção de boas práticas de higiene e saneamento, através da abordagem do Saneamento Total Liderado pela Comunidade (SANTOLIC) para eliminação do fecalismo a céu aberto, autoconstrução de latrinas e fossas sépticas, construção e reabilitação de infraestruturas públicas de saneamento e certificação de comunidades Livres do Fecalismo a Céu aberto.

Par o ano de 2022 foi planificada a implementação de 157 PECs (Programa de Educação Comunitária), que irão contribuir para a construção de mais pelo menos 193.500 latrinas melhoradas e a certificação de mais 2800 comunidades como sendo livres do Fecalismo a Céu Aberto.

Para além de um foco sobre os procedimentos para a declaração de uma comunidade LIFECA, a sessão também serviu para fazer uma abordagem da relação entre o Saneamento seguro, a nutrição e bem-estar social.

DNAAS – Saneamento para Todos, Responsabilidade de Todos.