REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PRONASAR AOS ÓRGÃO DE GOVERNAÇÃO DESCENTRALIZADA

A Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), reuniu nesta segunda-feira, 13 de Dezembro, Direcções Provinciais de Obras Públicas, parceiros de cooperação e instituições do sector de abastecimento de água, para apresentar o Documento do Pograma Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (PRONSAR), uma iniciativa do Governo de Moçambique que visa elevar a cobertura do Abastecimento de Água e Saneamento seguro nas zonas rurais de Moçambique.

Para além da apresentação do documento do PRONASAR aos órgãos de governação descentralizada e parceiros, a reunião também tinha como objectivos discutir os desafios da descentralização de fundos, sustentabilidade do programa, bem como o funcionamento dos comités provinciais de supervisão do Programa.

O PRONASAR tem como objectivo central assegurar que, até o ano de 2030, todas as populações vivendo nas zonas rurais de Moçambique tenham acesso universal e sustentável aos serviços de abastecimento de água e Saneamento seguros, em conformidade com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Iniciativa é financiada pelo Governo da República de Moçambique e Parceiros. A previsão é de que de 2019 a 2030, o PRONASAR tenha tido um investimento global de 1.2 mil milhões de dólares americanos.

Para além de promover a construção de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento nas zonas rurais do país, o PRONASAR aposta igualmente na sensibilização das comunidades para o uso da latrina. Neste âmbito, mais de 5 mil comunidades rurais já foram declaradas livres do Fecalismo a Céu aberto, uma iniciativa que inclui o envolvimento a comunidade na promoção do uso da latrina melhorada ao nível de comunidades rurais.

PRONASAR – Por uma Vida Rural mais saudável