NOVOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA SERÃO CONSTRUÍDOS AINDA NESTE ANO NA PROVÍNCIA DE MAPUTO
15 de Junho de 2023
Trata-se de dois (02) no Distrito de Boane, cinco (05) em Moamba, três (03) em Matutuine e cinco (05) no Distrito de Namaacha, para além da construção de um bloco sanitário escolar na Matola-Rio, em Boane na província de Maputo. A informação foi tornada pública, nesta quarta-feira, 14 de Junho, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante a cerimónia de entrega do Novo Sistema de Abastecimento de Água de Pussulane para beneficiar a cerca de 100.000 pessoas, na Província de Maputo.
O sistema de abastecimento de água de Pussulane vai beneficiar a pouco mais de 8.000 pessoas resultante do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR) e do Programa Água para a Vida (PRAVIDA), iniciativas que visam garantir o acesso universal e sustentável aos serviços de abastecimento de água e saneamento em todo o território nacional.
Actualmente, aproximadamente 218.000 pessoas no Distrito de Marracuene estão a beneficiar de água potável, o que representa uma taxa de cobertura de 79,46%. Isso contribui para um aumento significativo na cobertura de abastecimento de água na Província de Maputo, alcançando 74% na zona rural e 84% na zona urbana. Em todo o país, cerca de 20 milhões de pessoas, o equivalente a 65% da população, têm acesso a esse recurso vital.
A construção do SAA de Pussulane, cujo investimento global foi de 22 milhões de meticais é uma conquista conjunta do Governo de Moçambique e de parceiros internacionais, como o Reino Unido, através do FCDO e os Estados Unidos da América através da USAID, que têm apoiado o país em diversas áreas de desenvolvimento, especialmente no abastecimento de água e saneamento.
Para Filipe Nyusi, as mudanças climáticas têm afetado o país, com eventos extremos como cheias e secas, por isso, é essencial adotar medidas estruturais para garantir o abastecimento contínuo de água e mitigar os impactos desses desastres naturais.
Por outro lado, o Presidente da Republica disse estarem em andamento outras obras de construção de sistemas de abastecimento de água em várias regiões da Província de Maputo, bem como em outras áreas do país, cujo objectivo é expandir o acesso à água potável de forma segura e sustentável, beneficiando milhões de pessoas e melhorando sua qualidade de vida.
O Presidente ressaltou que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para suprir as necessidades de água em Moçambique. Especialmente em áreas áridas, como parte dos Distritos de Magude, Moamba, Manhiça e Matutuine, em Maputo, o nível de cobertura ainda está aquém do desejado.